sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

João e Maria- Caçadores de Bruxas "bobas"


João e Maria- Caçadores de Bruxas "bobas"

Com as recentes megaproduções lançadas e adaptadas de contos de fadas, chegou mais um filme para coleção, “João e Maria – Caçadores de Bruxa” do novato diretor Tommy Wirkola. O longa conta a historia dos irmãos João e Maria, que após matarem a bruxa que tentou devora-los na clássica casa de doces , começam caçar as bruxas más e se tornam conhecidos por isso. O que poderia ser um filme com boas doses de terror e humor afiado, acaba se tornando em certo ponto banal e limitado, repleto de clichês.  O roteiro, a direção, a atuação e o diálogo são fracos. A direção de arte perde-se em meio a tanta misturada e resultados artificiais, porém a bruxa que aparece no início, em minha opinião é a mais assustadora, o que não acontece com suas posteriores (a maioria),que pecam pelo exagero e a mistura de elementos futuristas, gestos  infantis, maquiagem superficial e lentes de contatos gritantes . As atuações dos irmãos são bobas e caricatas, principalmente a de Maria tentando ser a "bad girl sexy" o tempo todo.
As cenas  construídas são rápidas e sem tensão, o sangue espirra, tripas voam na cara do público que usa óculos 3D. Pelo menos, os momentos que elementos visuais  se aproximam do público garantem a diversão. Nesse ponto o filme consegue, nas cenas de lutas, utilizar recursos de movimentação da câmera para criar desorientação e nos lançar algo na cara, causando pequenos sustos e risadas.
A história é previsível, mas como o filme tem vários momentos de ação, não se torna cansativo, o problema é que a construção da cena não cria suspense e revela atitudes sem intensidade dos personagens, que resulta em um conteúdo frágil , pois mesmo com cabeças esmagadas e sangue espirrando o impacto não é assustador.  Enfim, de um modo geral o filme é direcionado para diversão com pitadas de” Trash”, situações engraçadas, bobinhas  e desfecho simples que até podem distrair , mas não agradar a todos os fãs do gênero.  Adoro filmes do gênero “Trash”, porém nesse caso, a formula utilizada ( roteiro, direção, direção de arte, etc) coloca em risco o resultado do filme ( mau gosto). Até que em  bruxas figurantes, tem algumas que a caracterização está interessante.
 Por falar em “Trash”, indico um filme recente que se utiliza do humor e muito sangue sem perder a tensão, garantindo muita diversão “Tucker e Dale Contra o Mal” 2010, de Eli Craig. ( fiz uma critica sobre o filme no blog )










Nota: Ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário